quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 31.07.2010

tesTestemunhas de canonização
São aquelas que nada sabem sobre o fato criminoso, nada viram, nada presenciaram, mas são arroladas pela acusação ou pela defesa, com o único propósito de depor sobre a conduta social do réu.
Cracões
É essa espécie de testemunha que o defensor do goleiro Bruno, do Flamengo, pretende requerer ao revelar seu propósito de arrolar Zico, Adriano Imperador, Wagner Love, Leo Moura, Rodrigo Alvim, dentre outros cracões do Urubu.
Pertinência
A doutrina processual penal questiona a pertinência ou relevância da testemunha de canonização. O direito norte-americano não a considera testemunha. O direito brasileiro pode considerá-la apenas para individualização da pena, nos termos do art. 59, do Código Penal.
Constranger
No processo de Bruno, porém, pelo constrangimento que o comparecimento de estrelas do futebol chamadas para depor em um processo-crime rumoroso como esse provoca, fere, sem dúvida, direitos individuais, que a lei e o Judiciário devem resguardar.
Burburinho
Cabe ao departamento jurídico do Flamengo ou aos próprios jogadores, individualmente, abortarem esse pedido da defesa, destinada, ao que parece, tão somente em desviar o foco das investigações, pelo burburinho que a medida, se autorizada, provocará.
Trafiqueiros
A prisão de um casal de trafiqueiros - como a polícia chama o vendedor de drogas no varejo ou o pequeno traficante - que entregou o patrão deles, real responsável pela comercialização da droga, revela o que todos já sabem: a prisão hoje funciona como escritório do crime.
Escritório
do crime
É que o patrão dos dois trafiqueiros, José Vieira Ramos, vulgo ?Velho?, se encontra preso no Presídio Metropolitano, o PEM1, de onde dirige os trafiqueiros aqui fora, por celular.
Denúncia
O pai de Eliza Samúdio, Luiz Carlos Samúdio, pretende denunciar o Brasil em Cortes Internacionais por não ter garantido a segurança da filha dele, barbaramente assassinada.
Condenado
Condenado em primeira instância por estupro de vulnerável, o zeloso pai deve aproveitar e se denunciar também, por haver atentado contra a liberdade sexual de inocentes.
Derradeiras
________________________________________
O delegado Athos Treptow, aposentado da Polícia Civil, dedica-se agora ao magistério: ele leciona direito penal nas Academias da Polícia Militar e da Polícia Civil.
 Por falar em academias, o Iesp, onde estão elas funcionando, é dirigido há vários anos pelo competente coronel Marcos Aquino, do Corpo de Bombeiros, um dos homens que mais conhece segurança pública no Estado.
 O juiz Miguel Lima dos Reis Júnior, do Juizado do Idoso, que não tirou férias em julho, no final de semana passado, matou o tempo lendo o hilário conto 'O enfermeiro', de Machado de Assis.
 Se alguém criminaliza o violento e sanguinário Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é ele mesmo.
 A locação de 450 veículos para serem empregados no policiamento ostensivo da PM, realizada sem licitação, foi concretizada quando o comandante geral da PM Emanuel Leitão se encontrava viajando de férias para Vancouver, no Canadá.
 O ato, inquinado de ilegal por alguns setores, vem desgastando a imagem da PM, mas parece que a locação foi engendrada nas entranhas do governo, em escalões mais elevados do que o do comandante geral da força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário