sábado, 14 de agosto de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 07.08.2010

Invicto
O ex-deputado Vavá Mutran contratou o invicto criminalista Osvaldo Serrão para estruturar sua defesa no processo a que responde por homicídio cometido em Marabá.
Desaforamento
O processo foi desaforado para a comarca da capital. Osvaldo Serrão vai ingressar com embargos de declaração, a fim de que o TJE explique por que desaforou o processo para a capital e não para a comarca mais próxima de Marabá, como manda a lei.
Locação
A locação de 450 veículos para a PM pode se converter em um dos atos administrativos mais nefastos praticados contra a administração pública e a população do Pará, levada a cabo pelo governo do Estado.
CPI
A medida, que já resultou na aprovação de uma CPI para investigá-la, é materializada em um dos setores mais sensíveis para a população, que é a segurança pública.
Veículos
Enquanto as comunidades se expõem diariamente à ação de assassinos, ladrões e toda sorte de criminosos, os recursos públicos destinados à aquisição de carros, veículo fundamental no combate ao crime, escorrem pelo ralo da insensatez.
Exoneração
Com uma só canetada, a governadora Ana Júlia Carepa, seguindo parecer emitido no âmbito da Polícia Civil, exonerou os delegados Fernando Cunha, Celso Cordovil, Rodolfo Valle e Flávia Verônica. Quatro chefes de famílias demitidos sem qualquer mácula na ficha funcional.
Investimento
O ato administrativo revoltou toda a classe de delegados, na medida que o problema que resultou na segregação de uma menor em uma delegacia de polícia, decorre da falta de investimento do próprio governo em infraestrutura penitenciária.
Exonerado
O atual delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, chegou a ser exonerado do cargo por conta da questão, mas foi reconduzido ao posto por determinação da governadora. Como o governo não vislumbra uma solução para o drama carcerário no Estado, sacrifica o servidor policial, como cordeiro expiatório.
Recursos
A OAB, na pessoa de seu presidente Jarbas Vasconcelos, entendeu que a exoneração dos quatro delegados ainda foi pouco. Deveriam ser exonerados os investigadores também. Nem um pio à origem da violência carcerária no Estado que é a ausência de recursos para a construção de estabelecimentos penais.
Causas
A falta de dinheiro e de tirocínio administrativo não treinamento de pessoal, contratação de mais policiais e agentes prisionais, computadores, salários compatíveis, etc, etc. A OAB critica as consequências e não consegue vislumbrar as causas de todas essas mazelas.
Derradeiras
________________________________________
Alcindo Pena, o popularíssimo "Gato", proprietário do "Bar do Gato", no Guamá, precisa tomar um banho de sal grosso: em uma semana foi assaltado por bandidos que impestam o populoso bairro e um cliente, que ele já identificou, subtraiu toda a renda do estabelecimento.
 Sargento José Souto, da Polícia Militar, mantém a forma com uma corridinha diária no interior do campus universitário.
 Recrudesceram os assaltos a banco no interior. Em menos de uma semana as agências do Banpará, em Santarém, e do Banco do Brasil, em São Domingos do Araguaia.
 Uma sugestão da coluna ao prefeito Duciomar Costa: colocar o nome do fiscal de trânsito da CTBel Raimundo da Silva Barroso, que perdeu a vida em serviço esta semana no trânsito de Belém, em uma rotatória ou outra estrutura de trânsito, como singela homenagem ao trabalhador que perdeu a vida precocemente.
Ivanildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário