quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 19.08.2010

Góticos
A subcultura gótica surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, início de 1980, sob a inspiração da banda de rock Bauhaus e seguiu sob a influência de Marylin Manson e Alice Cooper. Eles têm comportamento diferente e exótico, como atração por cemitérios, tristeza, surtos de depressão, fixação pela morte e uso de drogas para aliviar as crises depressivas.

Vampirismo
Eis um desafio para psicólogos, psiquiatras e educadores: tentar explicar e desvendar os motivos que levam jovens, no desabrochar da vida, a se organizar em torno de ideias tolas e na sequência da bizarrice cometer um homicídio contra pessoa indefesa.

Contracultura
A conduta do grupo gótico Dark, envolvido na morte da adolescente no desativado cemitério do bairro do Bengui, só faz ampliar o preconceito existente no corpo social contra certas minorias, que procuram levar uma vida diferente e de contracultura.

Foragidos
Aconteceu o que todos já sabiam: presos que conseguiram licença para passar o Dia dos Pais em casa não retornaram ao estabelecimento penal. São mais de cem criminosos nas ruas novamente.

Critério
Alguns deles são considerados perigosos, mas mesmo assim foram colocados em liberdade. A triagem pelo sistema penal é lacunosa e parece não seguir o critério legal.

Instrução
Prossegue a instrução do processo na 1ª Vara Penal, sob a presidência do juiz Edmar Pereira, em que figura como acusada Vera Lúcia Gurjão Santos. Ela se encontra denunciada pela promotora Rosa Cordovil pela prática do crime de homicídio, cometido contra Valdeci José Fernandes Santos.

Facada
O evento delituoso teve por palco uma casa da passagem Santa Luzia, próximo ao canal da Pirajá, na Pedreira. Segundo apurou a polícia, a acusada, que vivia maritalmente com a vítima, no dia 28 de junho de 2008, por volta de 21h30, aplicou uma facada em Valdeci.

Óbito
Ele foi socorrido por um de seus filhos e pelo genro, levado a um hospital e submetido a cirurgia, mas teve graves complicações pós-operatórias que o levaram ao óbito 5 dias depois.

Derradeiras
O advogado Alyrio Sabbá dirigiu o sistema penal durante doze anos. Não se tem notícia de um funcionário público que tenha passado tanto tempo chefiando um órgão complicado e cheio de problemas como é o sistema penal. Saiu de lá com nota dez.

Foi um tempo em que as cadeias passaram por um tempo de pacificação. Alyrio Sabbá tenta agora uma vaga de deputado estadual, deslocando-se do Executivo para o Legislativo.

Em entrevista à TV Liberal, a governadora Ana Júlia Carepa teve certa dificuldade em explicar os elevados índices de criminalidade no Estado do Pará. Ela foi eleita justamente com a bandeira de reverter a situação dramática da segurança pública no Pará, onde os números da violência só têm aumentado.

O homicídio, o mais grave dos delitos, pois se concretizam com a destruição da vida humana, cresceram quase 50% no mês de julho.

Jarley da Silva Barbosa, apontado como o autor do crime de sequestro praticado contra o diretor da TV Liberal em Marabá, Jorge Vieira, não chegou sequer a esquentar o banco da cadeia: escafedeu-se em pleno dia pela porta da frente. O fato só reforça a ideia que o povo tem, de que é mais fácil fugir do sistema penal paraense do que tirar picolé da mão de criança, quando o pai não está por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário