sábado, 14 de agosto de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 10.08.2010

Curso
Um curso de formação de soldados sediado em Parauapebas se iniciou e foi interrompido dias depois. Há dois meses os alunos não têm aula. Eles se queixam que não têm como se manter na cidade.
Projeto
Os senadores, em período eleitoral, aprovaram licença maternidade, que agora, de acordo com o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, passa a ser de 6 meses.
Custos
A matéria somente se converterá em lei se aprovada na Câmara dos Deputados. A medida, irresponsável, significa mais custos para a classe empresarial que já vive asfixiada pela maior carga tributária do mundo.
Demissão
O que as empresas podem fazer para enfrentar mais um ataque do monstro Estado é demitir, atitude que nenhum empresário gosta de tomar, só o fazendo por uma questão de sobrevivência.
Incalculável
O preço da violência urbana é incalculável. No sábado a publicitária Marina do Nascimento Eiró, atacada por ladrões no bairro do Umarizal, tentou fugir acelerando o carro, sendo alvejada com um tiro disparado por um bandido.
Atropelamento
A jovem ainda conseguiu dirigir o carro por três quarteirões, mas devido a perda de sangue, perdeu a direção do veículo, atropelando uma senhora na rua, que sofreu lesões graves. São duas vítimas de um mesmo drama: a violência nas grandes cidades.
Exonerações
A exoneração dos delegados Fernando Cunha, Celso Iran Cordovil, Rodolfo Valle e Flávia Verônica continua a repercutir na classe de delegados e em toda a Polícia Civil. O delegado Sílvio Maués, presidente da Associação dos Delegados, criticou a governadora Ana Júlia pelo ato administrativo.
Medidas
A população aguardava que medidas governamentais fossem anunciadas pela governadora, como a construção de minipresídios em municípios polos, para desafogar as delegacias e recursos para o sistema penal solucionar problemas crônicos.
Crônicos
Dentre esses problemas crônicos são apontados a superpopulação carcerária, violência física e moral nos estabelecimentos penais, fugas em massa, tráfico e consumo de entorpecentes nas prisões, celulares e outros meios de comunicação nas mãos dos presos.
Pergunta
Como manter a segurança da população, se a autoridade não tem um lugar para custodiar os criminosos? A construção de estabelecimentos penais não depende do delegado. Exonerar policiais não vai solucionar a questão. É atacar as consequências e não as causas do problema.
Derradeiras
________________________________________
Sujeira no cemitério de Santa Izabel, assaltos e furtos no interior e no entorno do campo santo, denúncia de trabalho infantil são alguns dos problemas que afetam o maior cemitério do Estado.
 Antigamente um lugar de paz, meditação e reflexão sobre a vida e a morte, os cemitérios de Belém representam hoje um lugar de risco para quem neles comparece para recordar os que já partiram.
 Colou grau em Odontologia no final de semana a jovem Ana Raquel Lopes dos Santos. Ela é filha do coronel José Júlio Rodrigues dos Santos, da reserva da PM e da desembargadora Maria Angélica Lopes dos Santos.
 Não se ouve quase falar que o bispo Erwin Krautler celebrou uma missa, pregou aos fiéis, defendeu a homilia, ou outros atos atinentes a sua atividade episcopal. Ele ocupa as manchetes dos jornais condenando ficha suja, criticando o governo, se opondo a Belo Monte, etc.
Ivanildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário