domingo, 27 de junho de 2010

Polícia & Justiça 24.06.2010 do Amazônioa Jornal

Pesados
A coluna já antecipou que os veículos pesados continuarão a circular em Belém, mesmo com ação do Ministério Público em tramitação e decisão judicial proibindo a circulação. O fato social é mais forte que a lei.

Cidadão
Com toda a confusão gerada com a proibição e a reação dos caminhoneiros, que são pessoas de bem e, como qualquer pessoa honesta, precisam trabalhar para ganhar a vida, acabou sobrando para o pacato cidadão, que passou a pagar mais caro pela gasolina.

Legistas e peritos
Eles fazem uma paralisação de advertência e ameaçam fazer uma greve geral reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial compatível com a importante função.

Importância
Poucas pessoas sabem que a perícia é tão importante para a repressão penal, na medida que os peritos são os responsáveis pela produção da prova técnica, fundamental para a decisão do juiz criminal.

Importância II
No âmbito do direito extrapenal, cível, trabalhista ou administrativo, a perícia se reveste de crucial importância para a decisão das lides sociais levadas à apreciação do judiciário. A governadora deveria voltar seu olhar de sensibilidade para esse importante segmento do serviço público estadual e atender os pleitos da categoria.

Juiz
Não sei o nome do padre que alegou não existir juiz em Santa Izabel. O município conta com um dos mais preparados juízes do Poder Judiciário paraense, o doutor André Filocreão. E um dos que mais produz, segundo estatística do próprio tribunal. Deve ter havido algum mal entendido na informação do senhor vigário.

Derradeiras
 Coronel Aldecineide Cruz e Silva, da reserva da PM, e a esposa Elizângela, viajaram para a África do Sul para assistirem a Copa do Mundo.

 O capitão PM Ivan Silva da Encarnação Júnior e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Tarcísio Rocha Brito, encerraram dissertação de pós-graduação em segurança pública realizado na FAP, sob o título A valorização do policial militar através do treinamento e da capacitação.

 Clientes do restaurante Spazzio Verdi, da avenida Braz de Aguiar, reclamam do calor intenso devido à falta de refrigeração no local.

 Dois ladrões juvenis mataram friamente o escrivão Paulo Benedito de Castro Pereira. O veterano servidor público é mais um policial assassinado pelas mãos da bandidagem.

 A Polícia Militar reagiu com energia a uma malta de ladrões que, armados, passaram a assaltar universitários e outras pessoas no bairro do Guamá. Quatro "levaram o farelo", como fala o povo. Não vai demorar muito para aparecerem vozes para reclamar da polícia, para chamá-la de violenta e os policiais de truculentos.

 A Bíblia diz que a vara é para as costas do desobediente e a autoridade é a espada vingativa de Deus. Ninguém pode compactuar com a violência gratuita e desnecessária, mas aquela desencadeada no estrito cumprimento do dever legal, com respaldo na lei, é preciso, e a polícia não pode abrir mão de seu emprego.

 A divergência entre o Ministério Público e a Polícia Civil sobre a questão do controle externo da polícia é, na verdade, uma briga por poder institucional. O Ministério Público controla a Polícia Civil somente nas letras da Constituição Federal. De fato, em todo o Brasil, o órgão ministerial não tem nenhum controle sobre a PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário