sábado, 5 de junho de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia jornal do dia 05.06.2010

Encalço

A Polícia Civil da Pedreira anda no encalço do suspeito identificado como Alex Acioly Rodrigues, mais conhecido pela alcunha de "Leão". Ele é apontado por policiais da seccional da Pedreira como traficante no bairro.

Quatro tiros

"Leão" é considerado violento, agindo dessa forma contra rivais no tráfico de entorpecentes. Semana passada, a polícia levantou que "Leão" disparou contra um menor de 17 anos, integrante de uma quadrilha rival. O adolescente levou quatro tiros e passa mal no HPSM, ainda que tenha sobrevivido ao atentado.

Guerra

Alex Acioly, segundo a delegada Dolores Guedes, que preside o inquérito policial, seria o autor também da morte de Rafael Ferreira Koury, assassinado em abril passado. Para a execução desse crime, "Leão" contou com a colaboração do comparsa conhecido por "Abóbora". Todos esses crimes estão envolvidos na guerra aberta pelo domínio do tráfico na Pedreira.

Papão perdeu

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado extinguiu, sem examinar o mérito da causa, o mandado de segurança ajuizado pelo Paysandu Sport Club, que pretendia o reconhecimento de inconstitucionalidade de leis estaduais que concederam gratuidade de ingressos a idosos, aposentados e portadores de necessidades especiais, nos estádios de futebol.

Cochilo

A decisão, relatada pelo desembargador Leonardo Tavares, deveu-se a um cochilo dos advogados do Papão, que moveram a ação contra a presidência da Assembleia Legislativa. Leonardo Tavares acatou a preliminar de que a autoridade coautora era a governadora Ana Júlia Carepa, que sancionou as leis.

Baculation

Mães de menores de idade envolvidos em delitos estão se mobilizando para exigir punição aos policiais que submeteram três deles ao vexame de dançar o "baculation". O comando da PM se encontra em campo apurando as responsabilidades, independentemente de reclamação das genitoras dos menores.

Questão

Mas cabe aqui uma questão: onde estavam essas senhoras quando os filhinhos delas, os guris da música de Chico Buarque de Holanda, estavam nos bairros assaltando, matando, furtando e cometendo toda sorte de delitos e humilhando suas vítimas, como tem ocorrido diariamente em Belém?

Racionalidade

Essa conivência e esse incondicional apoio pode ser a origem de tanta violência cometida por menores de idade. Mãe é mãe, mas há um limite entre a racionalidade e a emoção.

Derradeiras

 Muito semelhantes as características do qualificado homicídio que vitimou Ana Karina em Parauapebas e a ação criminosa que ceifou a vida dos irmãos Novelino.

 A brutalidade, a frieza, a desumanidade, o desapreço pela vida humana, a futilidade dos motivos, o interesse econômico dos comparsas, o modo de execução, inclusive com a destruição do cadáver, são circunstâncias que assemelham os delitos.

 O promotor Sávio Campos não abre mão de comparecer a todos os jogos da Copa do Mundo, seja em que continente for.

 Ele viaja esta semana para a África do Sul para acompanhar a seleção de Dunga. Ele costuma ir aos estádios com uma bandeira brasileira.

 Os peritos do Renato Chaves adiaram para julho eventual paralisação grevista. Escolheram o mês errado: em julho nada funciona no governo e em canto nenhum, especialmente em período de Copa do Mundo.

 Junho chegou com a fumaça das fogueiras e o calor do São João. Na penitenciária de Americano muito preso cantando o estribilho: na minha quadrilha só tem gente que brilha, só tem gente que brilha na minha quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário