sábado, 19 de junho de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal 19.06.2010

Patrulhamento

A Polícia Militar passou a patrulhar o interior do campus universitário. É mais uma medida destinada a conter a violência no interior e no entorno do campus pioneiro do Guamá.

Mudança

Este mundo muda muito e com ele mudam as pessoas. Na década de 80, a PM tentou instalar um PM Box na Augusto Corrêa, próximo à UFPA, por causa dos assaltos que já naquela década ocorriam.

Com as bênçãos

O Diretório Central dos Estudantes entendeu que era uma medida da ditadura para patrulhar ideologicamente os alunos. O tempo provou que essa visão era uma tremenda bobagem. De modo que a PM hoje vem a se instalar dentro da cidade universitária, com as bênçãos da reitoria e do alunado.

Amontoados

A superlotação das seccionais urbanas da região metropolitana não é nenhuma novidade. Os presos vivem ou sobrevivem amontoados feitos animais em espaço diminuto.

Promiscuidade e violência

Além da promiscuidade entre os presos, fugas em massa que comprometem a segurança da população, violência física e sexual, contágio de enfermidades, fatores que depõem contra a dignidade da pessoa humana, um advogado com atuação no campo criminal faz uma denúncia a mais.

Procuração

O causídico esteve em uma seccional para colher a assinatura de um preso em uma procuração a fim de ingressar com um pedido de liberdade provisória e não conseguiu. Só havia dois policiais no plantão. Um deles explicou ao advogado que, por questão de segurança, não poderia retirar o preso do xadrez, receando virar refém dos prisioneiros.

Prerrogativas

O mesmo vem acontecendo quando os advogados precisam entrevistar-se com os presos. O que não deixa de ser uma violação das prerrogativas dos advogados.

Derradeiras

Em entrevista à imprensa, a corregedora do Ministério Público, a procuradora Ubiragilda Silva, declarou que o processo administrativo a que reponde o promotor Emério Mendes, pode redundar em arquivamento. Emério Silva é o promotor de Senador José Porfírio que teria usado um carro furtado para desenvolver suas atividades naquele município.

Carlos Felipe Alves Guimarães, estudante de Direito da FAP, é estagiário do Ministério Público. Ele atua sob a orientação da promotora Rosana Cordovil, uma das mais destacadas oradoras do Tribunal do Júri.

Delegado Francisco Sales, aposentado da Polícia Civil, que também é escritor e poeta, assiste os jogos do Brasil no telão do restaurante Spazzio Verdi.

Raul Meirelles, ex-titular da Saaeb, será candidato a deputado federal pelo PTB.

Não tem ação do Ministério Público, nem decisão de juiz ou mesmo a fiscalização da CTBel que vai conseguir retirar os carros pesados que circulam na cidade de Belém. Pode conferir daqui a 60 dias.

Os estudos técnicos apontam ser inviável a proibição de circulação desse tipo de veículo na capital. A ação civil impetrada pelo Ministério público carece de estudos técnicos.

A humanidade perdeu Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de literatura. 'O mundo é tão bonito, que dá tanta pena de morrer', filosofava o intelectual português.

Oswaldo Serrão, incentivado por colegas criminalistas, estuda medidas judiciais a serem tomadas contra a advogada presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Menor e do Adolescente.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário