terça-feira, 1 de junho de 2010

Polícia & Justiça, coluna do Jornal Amazõnia 01.06.2010

Falecimento

Faleceu precocemente o coronel Luiz Dário, ex-comandante geral da PM. É o segundo que a instituição fardada perde em um mês. O outro foi o comandante Cleto Fonseca. Aos 49 anos de idade, Dário ainda tinha muito a produzir para a sociedade, especialmente para sua família.

Qualidades

Eu lembro dele ao longo da carreira no oficialato da PM. Chegamos a servir na mesma unidade e vários anos depois tive a honra de tê-lo como aluno na universidade, no curso de direito. Dinâmico, operacional, austero, era tido como um homem linha de frente, exigente aos extremos com a tropa.

Glória

No comando geral da força pública, o poder jamais subiu à cabeça, na certeza que só os homens inteligentes têm de que a glória deste mundo é passageira, como lembra o apóstolo Paulo em suas epístolas. Luiz Dário, pelo que produziu na instituição militar, destaca-se no chamado panteão dos heróis da PM.

Petição

Depois de conseguir habeas corpus em favor de Regivaldo Pereira Galvão, um dos condenados no caso Dorothy Stang, o advogado Jânio Siqueira protocolou petição no Tribunal de Justiça do Estado em que registra sua indignação contra a postura do comitê Dorothy Stang.

Repúdio

Siqueira repudia a "insinuação maliciosa, desleal e leviana" com que o Comitê investiu contra a honra e a decência dos magistrados que integram a Corte paraense. No documento ele exige "respeito por parte daqueles que, contrariados nos seus interesses, vontades e opiniões, perderam o pudor, o respeito e a decência moral".

Honra

Ele finaliza afirmando que certas pessoas do comitê Dorothy têm o dever de manter preservados em tributo ao dever ético de civilidade o respeito para com a Corte de Justiça do nosso Estado. Jânio vê nos "ataques raivosos dos radicais" um atentado à "dignidade moral" e à "honra coletiva" de todos os desembargadores.

Sumiço

Acabou o mistério no caso Ana Karina, a jovem desaparecida na cidade de Parauapebas. O desaparecimento vinha sendo atribuído ao pecuarista Alessandro Camilo, agora confirmado pelo seu parceiro de empreitada criminosa.

Cadáver

O comparsa do fazendeiro nega haver participado da morte da jovem, grávida quando foi assassinada. A polícia ainda não encontrou o corpo da jovem, mas a expectativa é que o cadáver seja achado nos próximos dias.

Noiva

A polícia caminha nas investigações no sentido de esclarecer totalmente a infração penal, que tem provocado revolta em todo o sul do Pará e tenta esclarecer se a noiva do pecuarista se encontra envolvida nos fatos apurados.

Derradeiras

O deputado Luiz Cunha, parlamentar invicto em eleições desde os anos 90, assume o relevante cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

A governadora Ana Júlia Carepa fez a escolha certa.

Luiz Cunha é um dos homens mais corretos que já passou pela Assembleia Legislativa.

Leal politicamente, amigo e acima de tudo um verdadeiro operário do povo.

O Tribunal de Contas só ganhou com a eleição de Luiz Cunha para aquela Corte de Contas.

O DJ Arley, radialista da rádio comunitária Tabajara FM, é leitor desta coluna e líder de audiência no povão.comandante geral, janio siqueira, luiz cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário