terça-feira, 8 de junho de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal 08.06.2010

Modus operandi
É incrível a capacidade que os traficantes têm para tentar ludibriar a polícia nas atividades ilícitas do comércio ilegal de substâncias entorpecentes. A renovação no modus operandi desafia a polícia a ficar mais vigilante e acompanhar as manobras e as manhas da malandragem.
Cocaína e maconha
A polícia já apreendeu cocaína e maconha em cilindro de gás butano, embaladas em sacos de café e biscoito, acondicionadas em pimenta do reino, em cilindros metálicos, em carne bovina, em tubos e conexões, em cadáveres humanos, em casco de embarcação.
Veículo preparado
A última tática dos traficantes descoberta pelos cães farejadores da polícia é distribuir a droga em locais previamente preparados em veículos pequenos, populares, para viagens longas e condução entre 20 e 30 quilos de droga.
Artifício
Na última semana a Polícia Federal apreendeu dois carros populares empregando esse mesmo artifício, o que demonstra que a tática não é isolada e grande quantidade de cocaína deve entrar no Estado em quantidades como essa.
Júri simulado
O promotor Miguel Baía, que também é professor da Faculdade Ideal, colocou toda sua experiência profissional à disposição dos seus alunos. Semana passada ele realizou sessões simuladas do Tribunal do Júri, nas quais os alunos exerceram o papel de juízes promotores, réus, serventuários da justiça e advogados.
Realidade prática
Depois de receberem informações teóricas sobre o funcionamento do júri, Miguel Baía levou as turmas para assistirem as sessões reais do júri e a partir daí a simulação saiu perfeita. A ideia, frisa o promotor Baía, é aproximar o aluno do curso de direito da realidade prática.
Surdo-mudos
No dia 30 de junho o juiz Raimundo Flexa, da 2ª Vara Penal do Tribunal do Júri, vai submeter a julgamento três acusados surdo-mudos pela prática de dois homicídios qualificados.
Interrogatório
O Código de Processo Penal estabelece como deve ser feito o interrogatório do surdo, do mudo e do surdo-mudo. Ao surdo serão apresentadas por escrito as perguntas, que ele responderá oralmente. Ao mudo as perguntas serão feitas oralmente e as respostas serão por escrito.
Intérprete
Ao surdo-mudo as perguntas serão formuladas por escrito e as respostas serão dadas por escrito. Se o interrogando for analfabeto, intervirá no ato, como intérprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entendê-lo.
Derradeiras
________________________________________
 Delegado Rogério Moraes, da nova geração de xerifes da Polícia Civil, destaca-se entre seus pares pela operacionalidade e integridade no exercício do serviço público, virtudes que muitos esquecem quando saem da academia de polícia.
 Mesmo aos domingos o advogado criminalista Humberto Boulhosa Feio não descuida do preparo físico: à tarde ele costuma dar aquela corridinha da saúde.
 Com a formatura de novos policiais, a Polícia Militar vem colocando mais gente nas ruas.
 A avenida José Bonifácio se encontra bem policiada e a Braz de Aguiar, no centro da Cidade, também. Nos bairros periféricos a polícia faz incursões com motos e viaturas.
 A coluna fica até receosa de elogiar e dois dias depois o policiamento sumir do local. Espera-se que não.
 A classe de mototaxistas tem a imagem prejudicada por uma verdadeira malta de ladrões e assassinos que se vestem de mototaxistas para assaltar e matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário