sábado, 29 de maio de 2010

Coluna Polícia & Justiça do Amazônia jornal 29.05.2010

Posse

Tomou posse na quinta-feira, na cadeira 26 da Academia Paraense de Letras, a juíza Sarah Castelo Branco Rodrigues. A cerimônia foi apoteótica, com números de poesias apresentados pela própria empossada e por poetas que integram o silogeu paraense, como o príncipe dos poetas, Alonso Rocha.

Apoteose

Canções nativas, que lembram o regionalismo paraense, foram cantadas por Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Márcia Alivertti e Marco Monteiro. O discurso de saudação proferido pelo acadêmico Avertano Rocha foi um dos destaques da solenidade pelo conteúdo e pela competência oratória de Avertano.

Sóbrio e culto

O orador comparou a nova acadêmica aos poetas portugueses Fernando Pessoa e Cezário Verde, na qualidade da poesia, pelo teor lírico e telúrico. O discurso da acadêmica esteve à altura de quem a saudou, sóbrio, inteligente e, sobretudo, culto.

Absolvido

O conselho de sentença do Tribunal de Júri, da 2ª Vara Penal da capital, reunido sob a presidência do juiz Raimundo Flexa, absolveu Leonam Amaral dos Santos Seabra, acusado da morte de Dorival Farias da Conceição.

Luta

O fato delituoso aconteceu nas margens do rio Guamá. O acusado é apanhador de açaí e no dia do crime travou luta corporal com a vítima, culminando em matá-la a golpes de faca.

Legítima defesa

O promotor Rui Barbosa sustentou a tese de homicídio simples, mas a tese foi recusada pelos jurados. A defesa, a cargo do advogado criminalista Rodrigo Santana, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Fapan, alegou legítima defesa, uma vez que a faca pertencia à vítima.

Tentativa

O promotor Miguel Baía, com a assistência do advogado Hilário Júnior, contratado pela família da vítima, acusou o funcionário público Ronaldo Pimentel de Almeida de haver tentado matar o assistente social Mauro Costa Lucas com um tiro de cartucheira.

Skema

O fato delituoso foi julgado na 3ª Vara do Tribunal do Júri, presidida pelo juiz Marcus Allan de Melo Gomes. O crime ocorreu no interior do bar Skema, no bairro do Umarizal. O réu acertou um tiro na clavícula da vítima, que a deixou paraplégica.

Condenou

No final do julgamento, os jurados desclassificaram o crime de tentativa de homicídio para lesões corporais gravíssimas. Marcus Allan condenou o réu a 3 anos de reclusão, a serem cumpridos em regime semiaberto.

Conselho

O delegado Edvaldo Lima foi escolhido entre 81 policiais civis de todo o Brasil para compor o Conselho Nacional de Segurança Pública, órgão de aconselhamento direto ao secretário nacional de segurança pública Ricardo Balesteri.

Coroamento

O ato ocorreu no início do mês de maio e foi confirmado por Ricardo Balesteri e representa o coroamento da carreira de um policial que começou como investigador de polícia. Inquestionavelmente, um dos delegados mais diligentes e competentes da Polícia Civil.

Derradeiras

 Uma turma de 17 guardas judiciários, responsáveis pela segurança interna do Tribunal de Justiça do Estado encerrou na sexta-feira treinamento em um curso de relações interpessoais.

 O curso foi ministrado por Ana Regina Azevedo Silva e Sandra Damasceno Reis, analistas de sistemas do TJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário