quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 07.09.2010

Hospital
O governo errou quando desativou o hospital da Polícia Militar. Se a tropa precisa de Hotel de Trânsito, deveria ser este construído, sem que o hospital fosse implodido.
Odontoclinica
A odontoclínica, que atende policiais e bombeiros militares, também está agonizando, para usar a expressão de um coronel da reserva da PM, por falta de recursos.
Espera
Quando o militar estadual precisa realizar tratamento de canal tem que entrar em uma fila de espera de três meses devido a excessiva demanda. Quem é banguela ou sofre de dor de dente compreende a importância e a necessidade da odontoclínica.
Beligerância
O clima de beligerância entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil voltou a se instalar. No início da atual administração da OAB, o presidente Jarbas Vasconcelos resolveu fiscalizar a presença de juízes nas comarcas.
Relatórios
As subseções da OAB cumpriram a missão remetendo relatórios a Jarbas informando sobre os horários dos magistrados e eventuais faltas. O presidente da Ordem jogou pesado acusando alguns juízes de TQQ, que pejorativamente significa Terça Quarta e Quinta.
Reunião
Ou seja, os dias em que certos juízes comparecem, segundo a Ordem, nas comarcas. A Amepa reagiu e procurou refutar a acusação. Uma reunião entre o presidente do TJE, Rômulo Nunes, e o advogado Jarbas Vasconcelos, fez cessar o clima de antagonismo.
Desagravos
Bem recente, a OAB voltou ao ataque ao aprovar nota de desagravo contra magistrados, lida em frente ao fórum de Belém, em ato público. A última magistrada, alvo de desagravo pela Ordem, doutora Albanira Bemerguy, recebeu a solidariedade de seus confrades de desembargo na última sessão das Câmaras Criminais.
Alternativas
O Supremo Tribunal Federal decidiu com inteligência e sensatez quando estendeu para os pequenos traficantes - "trafiqueiros", no jargão policial, - o benefício das penas alternativas.
Atacadistas
De há muito que a lei deveria distinguir o pequeno traficante, que trafica no varejo, dos grandes atacadistas das drogas. Para estes, a lei deve ser severa, pois o tráfico em grande escala pode resultar na acumulação de grandes fortunas às custas da desgraça de milhares de pessoas, especialmente jovens.
Reincidência
Em regra, o "trafiqueiro" sobrevive do tráfico, num comércio ilícito de subsistência. Grande número é de mulheres, que por falta de alternativa na vida, partem para o comércio ilegal de drogas. O Supremo, porém, deve negar o benefício, na hipótese de reincidência.
Derradeiras
________________________________________
 O delegado Robério, chefe da delegacia do aeroporto, nascido em Senador Pompeu, no Ceará, desestressava da rotina policial, domingo passado no Senado do Bar do Gio.
 O governo mexicano está perdendo a guerra para o crime. Os cartéis da droga desafiam a autoridade do Estado. Los Zetas, a máfia mexicana, têm mais poder bélico do que a polícia nacional daquele país.
 O próximo governo brasileiro, em nível nacional e local, deve empreender todos os esforços no sentido de combater o crime, desarticulando especialmente o crime organizado, se não quiser chegar na situação de descontrole em que as organizações criminosas chegaram no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário