quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Polícia & Justiça do Amazônia Jornal edição de 31.08.2010

Problema
Ladrão que se especializou em estuprar mulheres de presos do Presídio Metropolitano Estadual se tornou um problema para o sistema penal. É que os presidiários de todo o Estado estão querendo justiçá-lo. As autoridades carcerárias não sabem onde colocá-lo. Toda cadeia para ele é insegura.

Desafio
O próximo governador tem um grande desafio para superar nos próximos quatro anos: a redução dos índices de violência no Estado. Na eleição passada foram feitas promessas nesse sentido, mas os índices de criminalidade somente aumentaram.

Investimento
A receita é simples: mais investimento nas polícias Civil e Militar. Esses investimentos são traduzidos em forma de treinamento, armamento, equipamentos, viaturas, munição, tecnologia, mais vagas nas prisões, aumento de efetivo e melhores salários. A população não aguenta mais tanto crime violento e a impunidade

Agressão
Nas hipóteses de agressão de maridos ou companheiros contra a esposa ou companheira, a repressão policial e judicial só lembra do enquadramento penal do autor da violência, quando aplica a chamada Lei Maria da Penha.

Tratamento
Esse diploma legal prevê tratamento para o autor da violência, materializado no acompanhamento psicossocial do agressor, a fim de prevenir novas agressões. Esta deveria ser a grande finalidade do direito penal: a prevenção do crime.

Raízes
Só punir o infrator, sem um estudo sério sobre as raízes dessa violência ocorrida no seio do lar e da vida conjugal, não soluciona o grave problema social que a violência doméstica representa. O Estado, como se sucede na maioria das vezes, não tem meios para fazer cumprir a lei que ele mesmo promulga.

Advocacia
A advocacia criminal paraense está em alta: além do advogado Américo Leal, convidado para defender 'Macarrão', acusado no caso Eliza Samudio, o criminalista Osvaldo Serrão vem sendo sondado para defender o próprio goleiro Bruno.

Parceria
Serrão tem parceria com o advogado Tomás Bastos, em Brasília, sendo considerado um dos melhores oradores do Tribunal do Júri do Pará e do Brasil. Osvaldo Serrão tem um curso de oratória que é disputado por profissionais do direito.

Derradeiras
Na operacionalidade do Batalhão Ambiental, os policiais militares Arici Soares da Costa e Ivaldo Monteiro da Silva. Domingo, essa dupla policiava a região do lago Bolonha.

Na avenida Gentil Bittencourt, esquina da José Bonifácio, precisamente na baixa da Gentil, há um cano furado que já fez aniversário. O desperdício do precioso líquido ocorre nas 24 horas do dia. O jorro da água já prejudicou o asfalto.

Os moradores dizem que já reclamaram na Cosanpa, mas ninguém toma providência.

Para comemorar dois anos de formatura em direito pela Unama, reuniram-se no domingo, na casa do bacharel Deusdeth, os advogados Alan, Luiz Carlos, Cristina, Elizabeth, Cíntia, Osmar, Carol,Saíra, Brandão, Noêmia, Márcio Leão.

No conjunto Paraíso dos Pássaros a reclamação é contra os próprios moradores que atiram lixo na entrada do conjunto. A prefeitura faz a coleta regularmente, mas moradores do Paraíso dos Pássaros depositam lixo a céu aberto.

A família Agrassar, nas pessoas de Célia, Joana e Joane Agrassar, são leitores de Polícia & Justiça. O colunista agradece o prestígio

Nenhum comentário:

Postar um comentário